SOBRE
A Theatron – Associação Cultural começou por ser uma associação juvenil – Associação Juvenil Theatron – criada a partir do sonho de alguns jovens, em Janeiro de 1998. A actividade desta associação marcou o seu início com a peça Gestus. Com os espectáculos seguintes, a Theatron conseguiu abranger várias faixas etárias, pelo que em Maio de 2003 fez sentido alterar-se o seu nome para o actual.
Para além do teatro, a história da Theatron – Associação Cultural é transversal a outras artes, como as artes plásticas, a fotografia ou a dança. Curiosamente, chegou a produzir um espectáculo de rádio. Realizou, ainda, os Encontros de Teatro anuais, assim como o Festival de Teatro, em parceria com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com o sentido de trocar experiências com outros grupos amadores.
Os workshops, as oficinas de teatro nas freguesias do Concelho de Montemor-o-Novo, bem como As Noites Lá Fora, os Serões de Poesia e animações de Natal, permitiram que houvesse interacção entre a associação e a comunidade e o teatro.
Nunca perdendo de vista o principal objectivo de fazer teatro amador, desde a sua criação que a Theatron se mantém activa, produzindo, pelo menos, um espetáculo por ano. Entre eles destacam-se, por exemplo: Comédia em Família (2003); A Boda (2006); As Zaragatas em Chiozza (2011); A Casa de Ilusões (2013); O Coração De Um Pugilista (2014); O Coro dos Maus Alunos (2016); Hotel da Bela Vista (2018).
Actualmente, a grande singularidade da Theatron – Associação Cultural é continuar a fazer teatro amador, com actores amadores mas com adaptações de texto, encenações e produção técnica orientadas por profissionais.
Assim, a Theatron – Associação Cultural continua a querer ser presente, difundindo e dinamizando a arte em duas perspectivas: a do actor e a do público.